Banho em recém-nascido

Banho em recém-nascido

por Dra. Adriana Monteiro, obstetra da Obstare

Nossa pele é a nossa primeira barreira contra os microorganismos causadores de doenças. É o maior órgão do nosso corpo, com glândulas, células específicas e toda uma engenhosidade própria para o seu perfeito funcionamento como barreira protetora.

Formada nas primeiras semanas de gestação, a pele pode ser afetada desde esse período por medicações e substâncias tóxicas ingeridas pela gestante. Após o nascimento, merece cuidado especial também. E aí, vem a mudança!

Em janeiro de 2015, a Sociedade Brasileira de Pediatria, em consonância com a Sociedade Americana e outras sociedades pelo mundo, após estudos em larga escala, entenderam que, ao nascer, dar banho em recém-nascido imediatamente pode ser muito nocivo a esse órgão gigante chamado pele. Esse banho precoce com sabão, na tentativa de tirar a “sujeira do nascimento”, é extremamente danoso, e esse hábito, adquirido nesses últimos 30 anos, talvez seja a explicação de tantas doenças de pele, antes incomuns, agora altamente frequentes. Principalmente doenças alérgicas como eczemas, dermatoses atopicas, entre outras.

curso-parto-humanizadoO que se entendeu é que o vernix (aquela gordurinha branca que recobre o bebê e que se “limpa” ao nascer) não deve ser retirada por pelo menos 24 a 72 horas da pele dos bebês! Essa “gordurinha” é o que irá deixar a pele do bebê hidratada, com flora bacteriana própria, e isso o protegeria de uma série de doenças alérgicas e atopicas.

E pra que essa explicação toda???

Pra dizer que, se possível, peçam pra NÃO dar banho no bebê imediatamente após o parto! Aguardem pelo menos 24 horas! E o bebê não está sujo! Nosso ventre não tem “sujeira”, ele é “limpo”.

Apenas raríssimas exceções são para se dar banho imediato (como por exemplo, pacientes portadoras de SIDA e outras doenças infecto contagiosas), mas esses casos são RAROS.

Então, estudem, empoderem-se! Façam planos de parto, conversem com os profissionais de sua assistência.

Saiba mais: http://www.sbp.com.br/publicacoes/cientificas/consenso-de-cuidado-com-a-pele-do-recem-nascido/

Adriana Monteiro - ObstareDra. Adriana Monteiro
Médica Obstetra – CREMEB: 19.685 | TEGO: 004/12
.

.