Cesariana humanizada

Cesariana e a Assistência Humanizada, por Dra. Adriana Monteiro, médica obstetra da Obstare.

A assistência humanizada não é somente para mulheres que irão ter parto normal. É para todas as gestantes que desejem um pré-natal com condutas modernas, baseadas em evidências científicas, centradas nos desejos das mulheres e também multiprofissional. E isso inclui a cesariana.

A cesariana será indicada apenas quando os riscos para o feto ou para mulher forem maiores que os benefícios do parto natural.

Ainda assim, a cirurgia deve ser realizada de forma respeitosa e seguindo sempre com o entendimento de que a mulher é o centro das atenções e ela deve participar da decisão da cirurgia. O casal deve entender a real indicação do procedimento, baseado em condutas cientificamente aceitas e não somente no “medo” ou na “insegurança ” de que “uma coisa vai acontecer se não for cesariana”. Sempre deve-se prezar por se explicar como é o procedimento, quais riscos posteriores possíveis e mais comuns como infecção de ferida operatória (5-15%, literatura brasileira); acúmulo de líquidos-seroma; acúmulo de sangue-hematoma; dor pós operatória; prisão de ventre.

curso de parto humanizadoDurante a cirurgia, a mulher continua sendo o centro das decisões! Música da escolha do casal, silêncio, temperatura de cerca de 26° durante a saída do feto, campo cirúrgico baixo (para que a mulher veja seu filho nascendo), presença de acompanhante da sua escolha, amamentação na primeira hora do parto e não prender as mãos da gestante com amarras são condutas humanizadas que trazem conforto e segurança no momento mais especial daquela família.

Devemos lembrar que o parto é um evento familiar, de amor e entrega, cercado de mitos e medos que devem ser esclarecidos para que o casal se sinta seguro para a nova vida que os espera.

Se você deseja um parto humanizado, procure equipes humanizadas de assistência ao parto!

Adriana Monteiro - ObstareDra. Adriana Monteiro
Médica Obstetra – CREMEB: 19.685 | TEGO: 004/12

.

.

Cesariana e a Assistência Humanizada
Classificado como:                            
Anuncie | Política de Privacidade | Contato

©2018 Mundo de Mãe. Todos os direitos reservados.