Cuidados no São João - Guia da Maternidade | Tudo sobre gravidez

Cuidados no São João, por Dra. Adriana Monteiro, obstetra da Obstare

Os festejos Juninos se aproximam e, seguindo nossa cultura Nordestina, é tempo de milho, canjica, amendoim cozido, licor e muitas fogueiras!

Tempo de viajar e curtir o friozinho do interior… Hummmm, que delícia!

Mas alguns cuidados precisam ser tomados pelas grávidas!

Ao viajar de carro, lembrar-se da forma correta de passar o cinto de segurança, preferencialmente de 3 pontas, como orienta o DETRAN; parar para se alongar, fazer xixi e se hidratar a cada 2-3 horas de viagem.

Já na festa, cuidado com os fogos de artifício e fogueiras!

Se ocorrer qualquer queimadura, apenas lavar com água corrente abundante e fria! Não precisa passar manteiga, pasta de dente, óleo, pó de café… Eles não ajudam, e ainda causam infecção!!! Em queimaduras mais graves, além de água fria, ir à emergência mais próxima para orientações e cuidados médicos.

E as comidas típicas? Bom demais!

Apenas cuidado com a procedência desses alimentos. Precisam estar frescos, cozidos no mesmo dia, bem higienizados. Evitem amendoim, canjica, mingau, milho cozido do dia anterior. Eles podem estar contaminados por fungos e bactérias por armazenagem indevida, causando diarreias e vômitos… que nas grávidas causam desidratação potencialmente grave!

E o licor?

Licor tem álcool e não há nenhuma dose segura recomendada na gravidez, segundo a Organização Mundial da Saúde. Então, sucos, chás, chocolate quente pra aquecer e hidratar durante o frio, são bem-vindos!

No mais, boa viagem, e Feliz São João!

Adriana Monteiro - ObstareDra. Adriana Monteiro
Médica Obstetra – CREMEB: 19.685 | TEGO: 004/12

.

Cuidados no São João
Classificado como:                
Anuncie | Política de Privacidade | Contato

©2018 Mundo de Mãe. Todos os direitos reservados.