Mantendo o equilíbrio emocional na gravidez

equilíbrio emocional na gravidez - Guia da Maternidade

Durante a gestação, é importante que mulher mantenha seu estado emocional o mais tranquilo possível. Nem sempre é fácil, pois manter a rotina em meio a tantas mudanças físicas, hormonais e emocionais é um grande desafio!

Mas aqui vão algumas dicas que vão ajudar você a ficar mais tranquilinha:

🙌🏼 Conversar com meu (minha) obstetra – Sempre que pintar uma dúvida ou preocupação, converse com quem melhor poderá lhe orientar. Muitas vezes não é nada demais!

🙌🏼 Conversar com meus familiares – Sua mãe, seu companheiro ou outros parentes próximos podem ser ótimos conselheiros, ou mesmo ótimos ouvintes para você desabafar e falar sobre seus medos, angústias e preocupações. São pessoas que, acima de tudo, te amam, e querem o seu bem e o do bebê!

🙌🏼 Inscrever-se em cursos e/ou encontros de gestantes – Existem muitos eventos voltados para gestantes acontecendo quase todos os fins-de-semana, e a maioria deles não tem custo algum para participar. Nesses eventos, você poderá, não apenas, ouvir conselhos de profissionais de diversas áreas, mas também interagir com outras futuras mamães e trocar experiências! Participe de quantos você conseguir, e leve sempre alguém com você (se possível, o papai do bebê)!

🙌🏼 Manter o pensamento positivo – Sempre pense positivo diante de qualquer situação. E, procure evitar se expor a programas e notícias ruins, sobre violência, tragédias etc. Vamos nos cercar de bons estímulos!!

🙌🏼 Abandonar hábitos ruins – Beber, fumar, dormir tarde, ou qualquer outro hábito que possa ser prejudicial ao bebê ou à futura mamãe devem ser deixados para trás.

🙌🏼 Praticar atividade física – Consulte seu obstetra para que ele libere você para a prática de atividades físicas. Prefira as de baixa intensidade, e que trabalhem o fortalecimento do seu assoalho pélvico. Procurem empresas que ofereçam programas adaptados especialmente para gestantes, com turmas exclusivas para as barrigudinhas. Programas baseados no Pilates são as melhores opções!

🙌🏼 Praticar meditação – A meditação ajuda a conter o estresse, e prepara você para lidar melhor com situações de tensão! Mamãe zen = bebê mais feliz!

Beijos,

Larissa Aguiar