Leite Materno – específico para nós!

leite materno, amamentar, amamentação, acalento consultoria, salvador-ba

por Fernanda Miranda, enfermeira da Acalento.

O leite materno é o melhor, mais completo e o único alimento que deve ser oferecido ao bebê até os seis meses de vida e de maneira complementar até os dois anos ou mais.

Uma das mais importantes razões para isso é o fato dele ser Espécie – Específico.
Mas o que significa isso?

Significa que todos os carboidratos, proteínas, enzimas, gorduras, fatores imunológicos, água, entre outros componentes do leite materno, são produzidos na medida certa para a nossa espécie.

Mais do que isso, o leite materno é um alimento dinâmico, vivo, não só é diferente de uma mãe para outra como também, muitas vezes, é diferente de uma mamada para outra, se adequando a necessidade nutricional momentânea de cada bebê, diferente das fórmulas lácteas em que todos os componentes são padronizados.

O leite de uma mãe que teve o filho prematuro por exemplo, é diferente do da mãe de um filho à termo, pois a necessidade de células de defesa e gordura de um bebê prematuro é maior que a de um bebê a termo.

Ou no caso de um bebê que estava bem, mas pegou uma virose, o leite se modifica de uma mamada para outra, pois mudaram as necessidades nutricionais naquele instante.
Enfim, o tempo passa, as pesquisas avançam e dia após dia temos cada vez mais motivos para chamarmos o leite materno de “Ouro Liquido”! 😍😍

 

Fernanda Miranda
Enfermeira – COREN: 151842
Acalento
www.acalentoconsultoria.com.br

.