Obstetra: como escolher?

 

maternare, obstetra, como escolher obstetra, gravidez, gravida, gestação, mundo de mãe

Escolher o obstetra é um passo muito importante a ser dado pela futura mamãe e o futuro papai. Talvez a mais importante decisão! E, quanto melhor for esta escolha desde o primeiro momento, menores serão as chances de você querer mudar ao longo de sua gravidez. Mas você sabe que critérios utilizar na hora de escolher seu(sua) obstetra? Muitas de minhas pacientes têm perguntado, então resolvi dar aqui algumas dicas:

Busque indicações
Converse com suas amigas e familiares que já tiveram filhos, pergunte como elas se sentiram, como foram orientadas e acompanhadas, enfim, busque referências e veja se você se identifica. Este é o melhor começo!

Convênio ou particular?
Esse fator pode ser decisivo na hora de escolher o obstetra que irá acompanhá-la durante a gestação. Ele trabalha complano de saúde (de preferência, o seu), ou atende apenas a consultas particulares?

De um modo geral, o procedimento do parto costuma ser cobrado como particular, mesmo pelos obstetras que atendem através de convênio. Nesses casos, apenas as consultas são feitas através do plano de saúde. Já os que trabalham exclusivamente com consultas particulares, cobrarão pelo parto e pelo pré-natal. Alguns desses profissionais oferecem pacotes especiais de pré-natal para gestantes que os escolherem para realizarem seu parto, mas isso não é uma regra.

Você se sentiu à vontade com ele(a)? Houve sintonia?
E aí, “o santo bateu”? Você gostou do ambiente do consultório? Do tom de voz? Sentiu-se acolhida, segura e feliz na presença dele(a)? Lembre-se que você passará vários meses na companhia desse profissional, que a acompanhará em um dos momentos mais especiais e delicados de sua vida. Por isso, é fundamental você sentir-se bem em sua presença!

Atenção e disponibilidade
Cada gestante demanda um grau de atenção diferente. Esteja segura de que o(a) obstetra escolhido possui disponibilidade para atender à sua demanda. E, em sua presença, certifique-se que ele(a) sabe ouvir com atenção e interesse, e demonstra paciência para explicar tudo até que você se sinta segura.

A escolha da maternidade
Se você já escolheu a maternidade onde deseja dar à luz, ou tem preferência por alguma, peça a opinião do obstetra que você deseja escolher, e veja se ele opera partos nesse local, ou se possui algum tipo de restrição.

Como ele enxerga o tipo de parto que você escolheu
Este critério é MUITO importante! Se você tem preferência por determinado tipo de parto, é importante que converse sobre isso logo na primeira consulta. Alguns profissionais têm preferência por determinado método, e o ideal é que você e ele(a) cheguem a um consenso desde o início do pré-natal.

Uma linda gravidez pra vocês!

Larissa Aguiar
Fisioterapeuta e Educadora Perinatal – CREFITO: 156.832
Espaço Maternare
www.maternare.com.br

.