Parto natural: pelo simples direito de escolha

Parto natural: pelo simples direito de escolha

Parto natural: pelo simples direito de escolha, por Dra. Camila Rabello, obstetra da Angiclin e da Vervita.

Em uma sociedade onde as mulheres despontam profissionalmente em todas as áreas de atuação e tornam-se pouco a pouco, marcos na história, não é razoável que elas deixem de valorizar o seu papel de protagonista na sua forma de parir. A escolha pelo parto é um direito facultado às mulheres e está enquadrado dentre os direitos fundamentais da pessoa humana, assim como o direito à vida, à igualdade e à liberdade, e tem proteção constitucional.

As taxas de cesariana praticadas em nosso país, em torno de 80% na rede privada, fogem absolutamente aos parâmetros mundiais e contrariam a Organização Mundial de Saúde, que indica a intervenção em casos específicos, e considera que o índice aceitável é de, no máximo, 15% do total de partos. O mundo todo já trabalha com a humanização do parto e só no Brasil há o retrocesso nesse processo, apesar das evidências científicas comprovarem o parto natural é o ideal para mãe e bebê; é o fisiológico.

curso de parto humanizadoDentre as múltiplas vantagens associadas ao parto natural, estão a melhor recuperação da mulher, incluindo o retorno mais precoce à forma física e às suas atividades, além de menores riscos de infecções, hemorragias, lesões de órgãos e trombose. Sem contar com a interação mãe-bebê e com os inúmeros benefícios ao recém-nascido.

A cesariana tem a sua importância quando bem justificada; não cabe ser banalizada. Não são pequenos, no entanto, os desafios vivenciados pelas mulheres que buscam autonomia e respeito frente às suas opções sobre a forma de dar à luz e que terão de resistir à pressão social de agendar a cesariana. Felizmente, nos últimos anos, vem ganhando força no nosso país, o movimento feminista e de luta pelo direito da mulher de decidir sua via de parto, baseada em informação e na certeza de que escolher a forma de nascimento do seu filho envolve muito mais responsabilidade, empoderamento e protagonismo do que simplesmente escolher uma data e local.

CamilaRabelloDra. Camila Rabello
Médica Obstetra – CRM: 18651
Angiclin / Vervita
www.angiclin.com.br

 .

.