Períneo: como você cuida do seu?

Períneo

Períneo: Todo mundo tem um! Como você cuida do seu? Por Larissa Aguiar, fisioterapeuta e educadora perinatal da Maternare.

O períneo é camada muscular superficial do assoalho pélvico, compreendendo os órgãos genitais externos e o ânus. Na mulher, vai da vulva até o ânus. Este conjunto de músculos é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus) e pela continência urinária e fecal, sendo também muito importante para a sexualidade e reprodução.

períneoMuitas mulheres não conhecem, não sabem onde ficam e não sabem como contrair os músculos dessa região. Saiba que o períneo é uma região muito importante, especialmente no período gestacional e no parto, quando a sobrecarga aumenta e a musculatura enfraquece. Todas as mulheres que estão programando uma gestação ou que já estão grávidas devem ser encaminhadas para o serviço de fisioterapia obstétrica, a fim de treinar essa musculatura, fortalecer, de preparar o períneo para o parto. O fortalecimento deve ser realizado em todas, independentemente do tipo de parto desejado. Já a massagem perineal é indicada para aquelas que desejam ter um parto normal, contribuindo para a prevenção da necessidade de episiotomia e redução do risco de laceração, promovendo também uma melhor recuperação após o nascimento do bebê.

Cuide do seu períneo! Cuide da sua saúde! Costumamos nos preocupar com o hoje e acabamos esquecendo o amanhã, mas lembre-se que se você não cuidar do seu períneo agora, poderá se prejudicar no futuro, especialmente na terceira idade, pois aumentam bastante os riscos de aparecimento de problemas como a incontinência urinária, hoje tida como uma epidemia silenciosa que causa muito constrangimento e afeta bastante a qualidade de vida das mulheres. E, quanto menos nos cuidarmos, mais cedo os problemas poderão aparecer. Só depende de você!

Pesquise, estude, e cuide bem do seu períneo!

Larissa Aguiar - MaternareLarissa Aguiar
Fisioterapeuta e Educadora Perinatal – CREFITO: 156.832
Espaço Maternare
www.maternare.com.br

.