“Por que amamentar?” Se você ainda tem dúvidas, eu te dou várias razões!

Amamentar

Por que amamentar? Por Mércia Casaes, nutricionista;

  1. Reduz a mortalidade infantil
  2. Reduz patologias gastrintestinais
  3. Evita infecção respiratória
  4. Diminui o risco de alergias
  5. Reduz a chance de obesidade
  6. Melhora o estado nutricional
  7. Contribui com o desenvolvimento cognitivo
  8. Melhora desenvolvimento da musculatura da face
  9. Proteção contra câncer de mama
  10. Promove o vínculo afetivo entre mãe/filho
  11. Melhora qualidade de vida
  12. Reduz a mortalidade infantil

Segundo OMS e Unicef, cerca de 6 milhões de vidas de crianças estão sendo salvas devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva.

Reduz patologias gastrintestinais
Há fortes evidências que o leite materno protege contra diarreia, principalmente em crianças mais pobres. É importante destacar que essa proteção pode diminuir quando o aleitamento materno deixa de ser exclusivo. Oferecer a criança amamentada água ou chás, pode dobrar o risco de diarreia nos primeiros 6 meses de vida (popkin et al., 1992).

Evita infecção respiratória
A proteção contra infecções foi demonstrada em vários estudos em todo mundo, inclusive no brasil. A proteção é maior quando a amamentação é exclusiva nos primeiros 6 meses. Pneumonias, otites e bronquiolites.

Diminui o risco de alergias
Alergia a proteína do leite de vaca, dermatite atópica e asma.

Reduz a chance de obesidade
Na revisão da OMS sobre os efeitos do aleitamento materno a longo prazo, os indivíduos amamentados tiveram chance de 22% menor de vir a apresentar sobrepeso/obesidade (dewey, 2003).

Melhora o estado nutricional
O leite materno contém nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança. Supre todas as necessidades até 6 meses e continua sendo uma fonte importante de proteína, gordura e vitaminas.

Contribui com o desenvolvimento cognitivo
Há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo quando comparadas com as crianças não amamentadas. Principalmente com as de baixo peso ao nascer (anderson; johnstone; remley, 1999) e em adultos (hortensen et al. , 2002).

Melhora desenvolvimento da musculatura da face
O exercício de sucção é importante para o desenvolvimento adequado da cavidade oral e musculatura da face, propiciando alinhamento correto dos dentes e melhor conformação do palato duro.

Proteção contra câncer de mama
Estima-se que o risco de contrair a doença diminua em 4,3% (collaborative group on hormonal factors in breast cancer, 2002).

Promove o vínculo afetivo entre mãe/filho
Amamentar trás benefícios psicológicos para ambos. Amamentação prazerosa com olhos nos olhos e contato contínuo fortalecem os laços entre mãe e bebê, segurança, proteção e autoconfiança para a criança.

Melhora qualidade de vida
Melhora a qualidade de vida das famílias, uma vez que as crianças adoecem menos, necessitam menos atendimento médico, hospitalizações e medicamentos o que implica menos faltas no trabalho dos pais . Mães e crianças felizes com repercussão nas relações familiares.

Mércia Casaes - nutricionistaMércia Casaes
Nutricionista
CRN 0730

.

.