Viajar grávida: 10 dicas pra embarcar tranquila!

viajar grávida, dicas de viagem, viajar gestante, mundo de mãe, maternare

Viajar grávida: 10 dicas pra você embarcar tranquila! Por Larissa Aguiar, fisioterapeuta e educadora perinatal da Maternare. Versão em áudio disponível no player abaixo.

Você está se programando para viajar durante a gravidez? Aqui vão 10 dicas para vocês planejarem tudo e curtirem bastante, sem preocupações:

1. Recebendo a liberação do seu médico
Não deixe de falar com o seu médico e pedir autorização por escrito, caso faça quaisquer planos de viagem durante a gravidez. Tenha em mente que a maioria dos profissionais de saúde recomendam que você não viaje após 36 semanas.

É bom também conferir a política da companhia aérea em relação a passageiras gestantes.

2. O segundo trimestre é o melhor
Geralmente, a melhor época para se viajar grávida é o segundo trimestre, quando os enjoos já diminuíram e as fadigas ainda não apareceram.

3. Leve lanchinhos saudáveis
Leve lanchinhos saudáveis em sua bagagem de mão. Com isso, você evita ficar com fome em caso de atrasos ou demoras no serviço de bordo, e ainda evita comer aquelas comidas nada saudáveis de avião.

4. Estique suas pernas
Se sua viagem for longa, levante-se do seu assento e caminhe pelo corredor com frequência, e suba algumas vezes nas pontas dos pés. Isso irá melhorar a sua circulação sanguínea, reduzindo o risco de ocorrência de trombose, câimbras e inchaço.

5. Use roupas confortáveis
Na hora de escolher quais roupas e calçados irá levar, o quesito mais importante a considerar é o conforto. Leve tênis leves e flexíveis, assim como roupas frescas e confortáveis.

Não use roupas apertadas, pois irão lhe causar desconforto e dificultar a circulação sanguínea. Evite as sapatilhas, pois, apesar de aparentemente confortáveis, não absorvem o impacto, podendo gerar dores na coluna e na pelve (especialmente se você já sente esse tipo de dores).

6. Use meias de compressão
É indispensável o uso de meias de compressão durante viagens longas de avião, ônibus ou carro. Mesmo fazendo paradas e caminhadas, a permanência sentada por longos períodos pode dificultar a circulação.

7. Assentos-conforto nos vôos são a melhor opção
A maioria das companhias aéreas oferece opções de assento-conforto por um pequeno valor adicional. Para a futura mamãe, vale muito à pena, pois o espaço na frente é maior e dá para esticar as pernas, além da largura ser maior também. E confira as informações prestadas pela sua companhia aérea sobre o tratamento dispensado às gestantes, antes de reservar a passagem. Algumas oferecem tratamento especial, como extensores de cinto de segurança, travesseiros e outros mimos.

Sentar no corredor é sempre uma boa ideia, pois serão mais fáceis as suas levantadas e idas ao banheiro.

Ao permanecer sentada, evite empinar o bumbum para trás, para que não haja espaço entre as suas costas e o encosto. Você pode, inclusive, usar uma almofada pequena para nivelar a coluna e ganhar mais conforto.

8. Leve remédios e vitaminas pré-natais
Certifique-se de levar vitaminas e remédios suficientes para a viagem inteira. É prudente também buscar informações sobre as farmácias próximas ao local onde vocês irão ficar, enquanto estiverem planejando a viagem.

9. Se mantenha hidratada
Você tem muito mais chances de ficar desidratada durante uma viagem. Planeje beber muito mais água que o habitual, pois uma grávida hidratada tem um melhor funcionamento do intestino e reduz os riscos de inchaços. E certifique-se de estar sempre próxima a banheiros!

10. Contatos de emergência
Tenha em mãos uma lista com informações importantes de contato (hospitais da região, serviços de emergência, pessoas da família) com você o tempo todo, na bolsa, na carteira ou em qualquer outro lugar que não desgrude. Se você estiver no terceiro trimestre de gravidez e/ou estiver passando por qualquer tipo de complicação, pode ser uma boa ideia levar também com você seus últimos exames e ficha de acompanhamento pré-natal!

Viajar grávida pode e deve ser uma experiência muito prazeirosa! Boa viagem!!! 😉

Larissa Aguiar
Fisioterapeuta e Educadora Perinatal – CREFITO: 156.832
Espaço Maternare
www.maternare.com.br

.